(11)97394-2261 | 2538-0384 | 3253-5622

Traumatismo Craniano

Traumatismo Craniano - Informações

Traumatismo Craniano

O que é traumatismo craniano?

Toda pancada ou trauma no crânio é chamado de Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE).

Qual a preocupação de um trauma na cabeça?

Pode ser leve, mas pode ser mais grave, levando a sangramentos cerebrais o que, em situações extremas, pode levar até mesmo à morte.

Como diagnosticar os hematomas ou hemorragias?

traumatismo-craniano-criancaHematomas cerebrais (hematomas extra-durais, sub-durais ou contusões cerebrais) não podem ser visualizados em Rx e necessitam de exames mais detalhados para que possam ser diagnosticados. Além disso, alguns hematomas de pequeno volume podem se cronificar, formando hematomas (denominados sub-durais crônicos) que vão crescendo com o decorrer do tempo (semanas a meses) podendo levar o paciente a um quadro de deterioração neurológica progressiva e até mesmo à diminuição do nível de consciência, estado de coma e morte. Este tipo de hematoma é comum em idosos ou etilistas crônicos.

Quando precisam de cirurgia?

Casos de fraturas de crânio com afundamento do osso para o cérebro, hemorragias volumosas ou hematomas em fase de cronificação precisam ser operados. Dependendo do quadro clínico e aspecto da imagem, são cirurgias de emergência para que o paciente não venha a falecer.

Como evoluem esses pacientes?

É comum hematomas grandes que após a cirurgia evoluem bem, sem sequelas, mas existem lesões com possibilidade de sequelas permanentes mesmo não precisando de cirurgia, como nas chamadas Lesões Axonais Difusas.

Depende da intensidade do trauma, as lesões que ocorrem podem ser variadas (fratura, contusão, hematoma extra-dural, sub-dural, edema cerebral difuso). Diante de cada caso é necessário lançar mão da melhor abordagem para o tratamento, podendo ser uma craniotomia para drenagem do hematoma ou contusão, craniectomia com posterior cranioplastia caso o edema seja muito importante, e correções das fraturas e afundamentos. Em certos casos se faz necessária medida constante da pressão intra-craniana na UTI, e a utilização do Monitor de Pressão Intra-Craniana também é uma cirurgia que podemos utilizar.

AGENDE UMA CONSULTA

Cada técnica cirúrgica está envolvida dentro de uma tática para resolução da patologia a ser tratada e, na maioria das vezes, não pode ser alterada. Em alguns casos, quando mais de uma opção de abordagem estiver disponível, as particularidades de cada uma (riscos, resolutividade, cicatriz) devem ser discutidas com seu médico para que possa ser alcançado o melhor resultado possível.