(11)97394-2261 | 2538-0384

Ressecção de Tumores

Ressecção de tumores - Informações

Resseccao de Tumores

São cirurgias que geralmente necessitam de craniotomia. Precisão e delicadeza são fundamentais para separar o tumor do cérebro normal. Para isso se utiliza estrutura de última geração como microscópios neurocirúrgicos potentes e aspiradores especiais (ultra-sônicos). Muitas vezes técnicas de Neuronavegação por computador e estimulação neuro-fisiológica (com o paciente acordando durante a cirurgia) são utilizadas para aumentar a precisão da retirada e diminuir a chance de lesão às áreas nobres do cérebro, que poderiam deixar sequelas irreversíveis no paciente.

Outras técnicas podem ser utilizadas para abordagem de tumores em regiões específicas, principalmente com o uso de Endoscopia, configurando-se  abordagem minimamente invasiva. Essas técnicas permitem uma navegação através das cavidades cerebrais que contém o líquor (denominadas ventrículos) por se utilizar de uma câmera (endoscópio) e, por visão direta, se retira a lesão por meio de pinças longas. Todos esses equipamentos passam por um único orifício feito no crânio (trepanação) com passagem por pequena área de tecido cerebral, diminuido a manipulação em cérebro íntegro. Essa técnica é possível ser utilizada principalmente em tumors ventriculares. Outra possibilidade de utilização de técnica endoscópica é para ressecção de tumor na região da hipófise e base do crânio, abordando-se a lesão através do nariz, ficando sem cicatrizes na pele no pós-operatório.

AGENDE UMA CONSULTA

Cada técnica cirúrgica está envolvida dentro de uma tática para resolução da patologia a ser tratada e, na maioria das vezes, não pode ser alterada. Em alguns casos, quando mais de uma opção de abordagem estiver disponível, as particularidades de cada uma (riscos, resolutividade, cicatriz) devem ser discutidas com seu médico para que possa ser alcançado o melhor resultado possível.

Posso te ajudar?