(11)97394-2261 | 2538-0384 | 3253-5622

Postura para Terceira Idade

Orientações de Postura para Terceira Idade

orientacoes-de-postura-para-terceira-idade

Orientações para pacientes na Terceira Idade

Com o avanço da medicina e alcance a tratamentos cada vez mais recentes, observamos progressivamente um aumento na expectativa de vida da população mundial, principalmente em países emergentes como o Brasil. Cada vez torna-se mais desafiador envelhecer mantendo uma qualidade de vida boa. O nosso corpo vai sofrendo as alterações impostas pelo tempo e, na coluna, isso pode levar a dores e fraturas. Interromper esse processo ainda é impossível, mas temos condições de nos precavermos para diminuir os riscos de crises de dor.

Como prevenir, então?

A prevenção de fraturas depende de ações:
a) no ambiente de vida desses indivíduos, visando minimizar acidentes. Manter locais de circulação amplos, sem obstáculos facilita sua mobilidade. Evitar tapetes pequenos e escorregadios também é muito importante.

b) Investigação e acompanhamento médico em relação à osteoporose. Essa doença deixa progressivamente os ossos mais suscetíveis a fraturas, mesmo com impactos de baixa energia. É um processo que ocorre em todos os sexos, porém é muito comum na mulher após a menopausa. A osteoporose não causa dor diretamente, a não ser que ocorra uma fratura.

c) Exercício físico adaptado para as limitações da idade e de possíveis doenças associadas é importantíssimo para melhora das dores na coluna e também para evitar quedas. Estar ativo fisicamente contribui com aumento da força, maior resposta reflexa e também favorece a manutenção do equilíbrio. Isso sem contar com os benefícios trazidos para prevenção de outras doenças. Aconselha-se que esta atividade seja orientada pelo especialista de coluna e acompanhada de perto por um profissional capacitado.

E se houver piora muito importante da dor?

O paciente precisa ser investigado em relação às doenças degenerativas da coluna, se não houve nenhuma compressão à raiz nervosa durante o movimento ou mesmo uma fratura dada a fragilidade óssea da coluna nessa faixa etária.