(11)97394-2261 | 2538-0384 | 3253-5622

Orientações de Fisioterapia, RPG e Pilates

Orientações de Fisioterapia, RPG e Pilates

Orientações de Fisioterapia, RPG e Pilates

1) RPG – Reeducação Postural Global


 

O RPG é um método francês desenvolvido por Françoise Mezieres e aprimorado por Phillippe Emmanuel Souchard. O trabalho é realizado por fisioterapeutas certificados e tem várias indicações, principalmente para tratamentos de patologias relacionadas à coluna vertebral. Ele consiste em reequilibrar os músculos posturais, favorecendo um melhor alinhamento da postura.

 

Durante o tratamento são adotadas posturas combinadas de alinhamento do tronco associadas à respiração. Dessa forma, pode-se melhorar a flexibilidade e a mobilidade das articulações, assim como o fortalecimento da musculatura profunda do tronco, que é a principal estabilizadora nas posturas corporais.

 

2) Fisioterapia nas afecções da coluna vertebral


 

A fisioterapia tem papel importante na reabilitação. Primeiramente deve ser feito uma avaliação para identificar as principais causas de lesões diagnosticadas pelos médicos. Nesta avaliação são colhidas informações da história, avaliação postural, testes de mobilidade da coluna, força muscular e sensibilidade. Além disso, é necessário orientar quanto aos hábitos posturais, tanto no trabalho quanto nas tarefas domésticas, que podem ser a causa da dor ou potencializar o quadro.

 

Com relação à conduta, o fisioterapeuta irá se basear nas características da dor do paciente, este é o primeiro passo para se ter resultado durante a terapia. De um modo geral o tratamento com fisioterapia pode ter: exercícios de estabilização do tronco, técnicas de terapia manual que aumentam a mobilidade dos níveis vertebrais, exercícios direcionados para centralização da dor, mobilização neural, liberação de pontos gatilhos, entre outros.

 

Todo tratamento é composto por fases e cada paciente tem uma resposta. Dependo da lesão, muitas vezes se faz necessários a mudança de hábitos para garantir a manutenção de resultados, como perda peso e deixar de ser sedentário. No caso de pacientes esportistas, a reabilitação é voltada para a modalidade esportiva e todo tratamento é baseado para o retorno no mesmo nível pré-lesão.

 

Ao sentar-se


 

Procure sentar encostando o bumbum bem para trás, nesta condição a coluna consegue se posicionar de maneira mais fisiológica e possibilitando um alinhamento melhor. Além disso, se você puder regular o encosto, o ideal é que ele fique apoiando a coluna lombar, você também pode utilizar uma almofada, assim, é possível sustentar uma postura correta sem fazer esforço. No caso de sofás, sempre mantenha a coluna lombar apoiada, tente evitar assentos muito macios.

 

Autora: Paula Fiquetti Silveira
Fisioterapeuta (CREFITO 3/112950)
paulafiquetti@yahoo.com.br

 

3) O Método Pilates na Dor Lombar


 

A terapia de exercícios tem sido considerada uma ótima opção de tratamento para dor lombar crônica, pois gera melhora da dor e a incapacidade, além disso, melhora o equilíbrio dos pacientes portadores dessa condição através da estabilização do tronco. O método Pilates baseia-se em seis princípios básicos:

 

1) centro de força (power house);
2) concentração;
3) controle;
4) precisão;
5) fluidez de movimento;
6) respiração.

 

Os objetivos do método Pilates são: restaurar a posição adequada do alinhamento da coluna, corrigir os desequilíbrios musculares, melhorar a flexibilidade e fortalecer os músculos posturais.

 

A dor reduz o controle muscular, resultando em maior oscilação postural e limitação dos ajustes dos movimentos do tronco. Com o método Pilates é possível proporcionar estabilidade na postura através do trabalho de resistência, força, flexibilidade e treinamento de equilíbrio. Dessa forma, a prática irá promover melhorias na oscilação postural e equilíbrio dinâmico.

 

Autora: Naiane Teixeira Bastos de Oliveira
Fisioterapeuta (CREFITO 3/154321-f)
naiateixeira@hotmail.com