(11)97394-2261 | 2538-0384

Medicina Esportiva


O que é Medicina do Esporte?

A Medicina do Esporte é uma especialidade médica voltada a pessoas que desejam fazer alguma atividade física em segurança. Pode ser aplicada a diversas finalidades como atletas profissionais, atletas amadores, praticantes não regulares de atividades esportivas (“atletas de fim de semana”), praticantes de academias, corridas, maratonas, futebol, surfe, ciclismo (entre outros), ou mesmo crianças em início de atividades esportivas na escola ou em clubes e idosos para abandonar o sedentarismo ou em reabilitação cardiológica. Aplica-se também a pacientes neurológicos em reabilitação ou indivíduos praticantes de esporte com alguma limitação física. De acordo com seu objetivo, além de avaliar e garantir a segurança na sua atividade, pode auxiliar em outras condições tais como perda (ou ganho) de peso, aumento de resistência, ganho muscular ou performance esportiva. Pode também ser uma forma de tratamento de lesões relacionadas ao esporte e prevenção de novas lesões.

O que é avaliado em uma consulta?

Além de serem definidos os objetivos de cada indivíduo, são realizadas avaliações da sua atual condição física (peso, altura, composição corporal – massa magra/gordura – função cárdio-respiratória, condições músculo-esqueléticas), qualidade nutricional, atividades físicas realizadas. Diante desse panorama geral, podem ser solicitados exames ou avaliações complementares para definição de estratégias adequadas para atingir seus objetivos.


Em que isso pode mudar minhas atividades?

Com esse entendimento da sua saúde atual e suas condições físicas é realizado um planejamento para atingir os objetivos com segurança clínica e no menor tempo possível respeitando os limites individuais. É utilizar os conhecimentos e avanços médicos e científicos para melhorar as condições físicas, de saúde e de resultados no esporte, prevenindo lesões.

Quer conhecer nossa clínica?
Entre em contato conosco, conheça nossa clínica e nossa equipe.
Posso te ajudar?