(11)97394-2261 | 2538-0384

Laminectomia

Laminectomia - Informações

Laminectomia

Laminectomia o que é?

São cirurgias de descompressão das estruturas nervosas da coluna em que retiramos uma estrutura óssea da vértebra denominada “lâmina”. Pode ser realizada em diversas doenças da coluna, como hérnias de disco, estreitamentos de canal, tumores e infecções .

 

O grau de retirada das estruturas ósseas associadas à lâmina (dependendo da patologia a ser tratada e da extensão da área a ser descomprimida) podem levar a instabilidades estruturais na coluna a curto ou médio prazo, podendo necessitar uma instrumentação da coluna com passagem de parafusos e hastes para auxílio na sustentação da coluna. Quando necessitamos utilizar esta técnica, utilizamos também fragmentos ósseos (que são retirados na descompressão) e/ou enxertos sintéticos (como materiais compostos por hidroxiapatita) que proporcionarão uma consolidação das áreas “instáveis”.

 

Esta técnica é denominada de artrodese e geralmente é utilizada em todas as instrumentações. Quando não precisam ser retiradas muitas estruturas ósseas associadas à laminectomia, elas podem não precisar de instrumentações e artrodeses. Uma técnica derivada da laminectomia e que pode ser utilizada em casos de descompressão da coluna cervical é a Laminoplastia, em que se abre a estrutura óssea posterior da coluna (lâmina), porém a mesma não é retirada. Esta abertura permite com que suas partes sejam “forçadas” para fora, ampliando o canal vertebral e descomprimindo assim a medula.

AGENDE UMA CONSULTA

Cada técnica cirúrgica está envolvida dentro de uma tática para resolução da patologia a ser tratada e, na maioria das vezes, não pode ser alterada. Em alguns casos, quando mais de uma opção de abordagem estiver disponível, as particularidades de cada uma (riscos, resolutividade, cicatriz) devem ser discutidas com seu médico para que possa ser alcançado o melhor resultado possível.
Posso te ajudar?