(11)97394-2261 | 2538-0384 | 3253-5622

Escoliose

Escoliose - Informações sobre a Doença

Escoliose

O que é Escoliose?

É uma deformidade da coluna, em que as vértebras vão rodando e progressivamente a coluna como um todo vai desviando lateralmente, obtendo formatos que lembram a letra “S”.

Quando Escoliose pode ocorrer?

Algumas crianças podem já nascer com esta doença, mas pode também começar durante a adolescência ou mesmo ficar sintomática durante a idade adulta. Podem também ocorrer secundariamente à algumas doenças (escolioses neuro-musculares).

Como fazer o diagnóstico?

escoliose-doencas-2A escoliose pode ser assintomática (não dar sintomas), mas pode trazer dores, disfunções funcionais ou mesmo aspecto estético que traga situações constrangedoras junto ao convívio social. Necessita de avaliação clínica e radiológica adequadas e acompanhamento da evolução do desvio.

Como tratar a Escoliose?

Quando assintomática, pequenas curvas e sem perspectiva de progressão, geralmente o tratamento é conservador, mas se faz necessário acompanhamento da evolução da mesma. Cirurgias são reservadas a casos mais graves ou evolução progressiva.

Como são as cirurgias para correção da Escoliose?

Depende de cada caso (grau da curvatura, vértebras acometidas, idade, outras doenças envolvidas). Geralmente são cirurgias grandes, com reconstruções ósseas, descompressões e fixação.

AGENDE UMA CONSULTA