(11)97394-2261 | 2538-0384

Derrame

Derrame - Informações

Derrame

O que é um “derrame”?

Popularmente chamados de “derrame”, as doenças vasculares muito comuns no cérebro são os AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou também denominados AVE (Acidente Vascular Encefálico).

Como ocorrem?

Estes podem ser “hemorrágicos” (por sangramento propriamente dito) ou “isquêmicos” (por falta da chegada de sangue ao cérebro). Os isquêmicos são os mais comuns, cerva de 85% dos AVC e ocorrem por obstrução da circulação por coágulos ou pelo desprendimento de placas agindo como se fossem rolhas no interior dos vasos. Os hemorrágicos são aproximadamente 15 a 30% e podem ser causados por pressão alta, rupturas de aneurismas, doenças do sangue ou malformações vasculares.

Quais são os principais fatores de risco para um AVC?

Hipertensão arterial descontrolada, tabagismo e níveis alterados de colesterol no sangue, uso de Anti-concepcional oral. O uso de medicações como antiagregantes plaquetários ou anticoagulantes, apesar de muitas vezes utilizados para diminuir o risco de isquemia cerebral, aumenta a chance de AVC hemorrágico.

Como suspeitar de um AVC?

Geralmente são quadros súbitos de alteração neurológica, que podem ser: confusão, diminuição de força ou sensibilidade em um membro (braço ou perna) ou um lado do corpo, alterações de fala, alterações de marcha, convulsão, desvio dos olhos para um lado, paralisia de face, alterações visuais. Dor de cabeça, tontura, náuseas, vômitos ou rigidez do pescoço podem estar associados. Quando se suspeita de um AVC, orienta-se procurar um serviço de emergência o mais rápido possível, pois o tempo decorrido do início do quadro é muito importante na definição de tratamentos que possam reverter o processo e diminuir as chances de sequelas. São necessários exames de imagem para confirmar o diagnóstico.

Como é feito o tratamento?

derrame-doencas-2O tratamento é completamente diferente para cada causa (isquêmico ou hemorrágico). Portanto confirmar o diagnóstico e agir no menor tempo possível é muito importante. AVC em curso de uma isquemia, pode-se tentar desobstruir o vaso com injeção de medicações (trombólise) em um prazo de até 6 horas do início dos sintomas, e tentativa de desobstrução mecânica (procedimentos por cateterismo) em até 8 horas. e as sequelas podem ser graves. Quando toda a investigação confirma o diagnóstico após esse tempo, é importante definir a causa da obstrução vascular para se tentar evitar novos episódios, como nos casos de arritmias cardíacas ou doenças hematológicas que possam favorecer a formação de coágulos para evitar novos episódios. Em casos de isquemia de áreas muito grandes do cérebro o que pode ocorrer em média em até 5 dias após o início dos sintomas do AVC pela resposta inflamatória local, pode ser necessária cirurgia para evitar compressão de áreas viáveis do cérebro (craniectomias descompressivas), ficando esses pacientes temporariamente sem parte da calota craniana. Geralmente terapias com antiagregantes plaquetários ou anticoagulantes são necessárias para prevenir novos episódios. Nos casos de AVC hemorrágico dependendo do volume, local e quadro clínico do paciente pode se fazer necessária uma cirurgia de emergência. Alguns casos de hemorragias pequenas ou locais de manipulação muito perigosos podem ser tratados conservadoramente. Se a investigação diagnóstica revelar causas do sangramento tais como aneurismas ou malformações vasculares, essas doenças podem ser necessárias tratar cirurgicamente para evitar novos episódios de sangramentos.

Os sintomas neurológicos podem reverter após a fase aguda do AVC?

Nem sempre. Em alguns casos específicos os sintomas podem regredir dentro de 24 horas e são conhecidos como AIT (Ataques Isquêmicos Transitórios). Os AVC com alterações neurológicas que não revertam nesse tempo ainda assim tem chance de melhorar, mas dependerão da área cerebral afetada, o grau de alteração, do tempo e da reabilitação. Mesmo assim, muitos pacientes ficam com alterações irreversíveis (sequelas neurológicas). Por isso, a prevenção é a maior arma que temos para evitar suas consequências devastadoras.

AGENDE UMA CONSULTA

Posso te ajudar?