(11)97394-2261 | 2538-0384

Cirurgias de Traumatismo Craniano

Cirugias de Traumatismo Craniano - Informações

Cirugias de Traumatismo Craniano

Depende da intensidade do trauma, as lesões que ocorrem podem ser variadas (fratura, afundamento craniano, contusão, hematoma extra-dural, sub-dural, edema cerebral difuso, lesão axonal difusa, ferimentos por arma de fogo ou arma branca). Diante de cada caso é necessário lançar mão da melhor abordagem para o tratamento, podendo ser uma craniotomia para drenagem do hematoma ou contusão, craniectomia com posterior cranioplastia caso o edema seja muito importante, e correções das fraturas e afundamentos. Em certos casos se faz necessária medida constante da pressão intra-craniana na UTI, e a utilização do Monitor de Pressão Intra-Craniana também é uma cirurgia que podemos utilizar.

Os traumatismos crânio-encefálicos (TCE) são muito singulares dependendo do impacto, idade do paciente e tempo de atendimento. As medidas iniciais no atendimento ou mesmo opções cirúrgicas na emergência podem ser fundamentais para selar o destino (de vida ou sequelas neurológicas) do paciente. Algumas lesões ainda tem o potencial de piorar durante os primeiros dias pós-trauma, podendo necessitar de cirurgias tardias ou reabordagens. Em alguns casos, apesar de muitas lesões, a melhor opção pode ser não operar por maior risco de descompensação com o procedimento, o que é comum em ferimentos por arma de fogo quando se opta por não retirada do projétil do cérebro.

AGENDE UMA CONSULTA

Cada técnica cirúrgica está envolvida dentro de uma tática para resolução da patologia a ser tratada e, na maioria das vezes, não pode ser alterada. Em alguns casos, quando mais de uma opção de abordagem estiver disponível, as particularidades de cada uma (riscos, resolutividade, cicatriz) devem ser discutidas com seu médico para que possa ser alcançado o melhor resultado possível.
Posso te ajudar?