(11)97394-2261 | 2538-0384

Biópsias no Crânio

Biópsias Abertas Ou Minimamente Invasivas - Informações

Biópsias Abertas ou minimamente invasivas

Quando se tem dúvidas sobre o diagnóstico preciso de uma lesão, às vezes é necessária a retirada de fragmento da lesão para estudo anátomo-patológico, em que preparações desse material e reações específicas podem trazer um esclarecimento inequívoco. O procedimento de “coleta” dessa “amostra” se trata de uma cirurgia denominada biópsia no crânio. No caso de lesões intra-cranianas, essas biópsias podem ser realizadas através de craniotomias ou por procedimentos minimamente invasivos através de abordagens Endoscópicas ou Biópsia Estereotáxica.

 

As biópsias por endoscopia dependem de uma navegação através de uma câmera (endoscópio) através das cavidades cerebrais que contém o líquor (denominadas ventrículos) e, por visão direta, se retira os fragmentos através de pinças longas. Todos esses equipamentos passam por um único orifício feito no crânio (trepanação) com passagem por pequena área de tecido cerebral, diminuido a manipulação em cérebro íntegro. A Biópsia Estereotáxica é uma técnica de última geração, em que a partir dos exames de imagem realizados com um capacete especial com marcações, são realizadas  reconstruções dessa imagem, dando coordenadas precisas de onde a lesão a ser biopsiada está. Estas coordenadas são marcadas nesse capacete, de modo que a agulha de biópsia alcance com precisão esse ponto. Assim, através apenas de um orifício no crânio (trepanação) por onde passará a agulha consegue-se uma menor manipulação do cérebro. O maior risco é de sangramento cerebral por onde passa a agulha, já que não é possível visualizer esse trajeto no momento da cirurgia. Esse risco ocorre em até 3% dos pacientes sem outros fatores associados a aumento de risco de sangramentos.

AGENDE UMA CONSULTA

Cada técnica cirúrgica está envolvida dentro de uma tática para resolução da patologia a ser tratada e, na maioria das vezes, não pode ser alterada. Em alguns casos, quando mais de uma opção de abordagem estiver disponível, as particularidades de cada uma (riscos, resolutividade, cicatriz) devem ser discutidas com seu médico para que possa ser alcançado o melhor resultado possível.

Posso te ajudar?