(11)97394-2261 | 2538-0384

Tratamento cirúrgico de aneurismas e malformações vasculares

Tratamento Cirúrgico de Aneurismas e Malformações Vasculares - Informações

tratamento-cirurgico-de-aneurismas-e-malformacoes-vasculares

 

São cirurgias que geralmente necessitam de craniotomia. Precisão e delicadeza são fundamentais para separar a lesão vascular do cérebro normal e dos vasos normais. Para isso se utiliza estrutura de última geração como microscópios neurocirúrgicos potentes. Muitas vezes técnicas de Neuronavegação por computador são utilizadas para aumentar a precisão da retirada de lesões como Cavernomas e diminuir a chance de lesão às áreas nobres do cérebro, que poderiam deixar sequelas irreversíveis no paciente.

 

Uma discussão grande na literatura médica e entre especialistas é sobre o tratamento de aneurismas por cirurgia ou por embolização (cateterismo). Ambas apresentam vantagens e desvantagens, e a decisão depende principalmente de uma discussão caso-a-caso entre o neurocirurgião e o médico endovascular para se definir qual melhor abordagem. Em alguns casos há a possibilidade de tratamento por qualquer uma das técnicas (respeitando riscos e chances de tratamento definitivo da doença relacionada a cada uma delas), podendo ser definida a via de tratamento pelo paciente. As malformações artério-venosas (link para doenças/malformações vasculares) não são suficientemente tratadas pela embolização, porém a escolha desta técnica pode ser utilizada previamente à cirurgia ou apenas de forma paliativa quando a lesão é irressecável cirurgicamente. Para essa patologia, a radiocirurgia também pode ter aplicação.

AGENDE UMA CONSULTA

Cada técnica cirúrgica está envolvida dentro de uma tática para resolução da patologia a ser tratada e, na maioria das vezes, não pode ser alterada. Em alguns casos, quando mais de uma opção de abordagem estiver disponível, as particularidades de cada uma (riscos, resolutividade, cicatriz) devem ser discutidas com seu médico para que possa ser alcançado o melhor resultado possível.

Posso te ajudar?